AbbrA 

 
   

A Arte de Viver

Abbra               - A Arte de Viver  -  10.500 páginas visitadas por dia                -  Fotos inéditas de paisagens, flores, animais, casas e               pessoas. Um verdadeiro albúm da natureza...

Valmor  Vieira

    

Principal

       

Magia

Talismã sagrado
Tarô
Kama Sutra
Cromoterapia
Numerologia
I Ching
Sonhos Lúcidos
Orações e preces
Cristais e pedras
Objetos mágicos
Auto-afirmações
Outros temas
Enigmas
Religiões
         

Capacitação

Vivências
Jogos
Cursos
Conferências
Palestras
Livros
         

Filosofia

Fábulas
Mensagens 
Citações
Poesias 
        

Humor

Cartum
Causos
Piadas
      

Conheça-me

A sua opinião

O que dizem..

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sic volo, sic jubeo, sic pro ratione voluntas

São Francisco do Sul

     

São Francisco do Sul, no norte do litoral catarinense, é uma das cidades mais antigas do Brasil. Possui um dos maiores portos do país, belas praias e um centro histórico bem preservado.

Fica a 200 km ao norte de Florianópolis e 180 ao sul de Curitiba.

O efetivo povoamento da região de São Francisco do Sul, iniciou em 1658, com "Manoel Lourenço de Andrade", que trouxe consigo, além de sua família, grande número de escravos, gados, instrumentos agrícolas e ferramentas para exploração de minas.

A povoação foi elevada à categoria de Vila em 1660 e em 1665 São Francisco do Sul foi elevada à Paróquia.

 

   
 
Inicialmente, a Vila de São Francisco pertencia à Ouvidoria de São Paulo, passando em 1723 à Jurisdição da Ouvidoria de Paranaguá.

Após a criação da Ouvidoria de Santa Catarina, em 1729, iniciou-se um impasse que persistiu até 1831.

Por questão de limites, São Francisco continuava pertencendo à Jurisdição da Ouvidoria de Paranaguá, embora o Governo Civil e Militar fosse exercido pela Ouvidoria de Santa Catarina.

Tal impasse foi solucionado somente no ano de 1831, quando o Governo Imperial, por solicitação do Vice-Presidente da Província Nunes Pires, determinou a anexação da Vila de São Francisco à Jurisdição de Santa Catarina.
 
   
Um romântico conjunto de 150 casas tombadas pelo Patrimônio Histórico, muitas delas contando com algumas centenas de anos, oferecem ao turista mais do que um passeio: um resgate da história do Brasil, em um cenário de rara beleza que começa defronte à Baía da Babitonga.
   
No Centro Histórico vale a pena conhecer o Museu Nacional do Mar. Embarcações típicas em tamnho natural, a vida do pescador e a forte presença da PETROBRAS na cidade são mostradas neste enorme espaço dedicado à cidade e ao mar.
   
Possui o  5º maior porto brasileiro em movimentação de contêineres e o melhor porto natural do sul do país. Possui um canal de acesso com 11 metros de profundidade e quatro berços de atracação com profundidades entre 8 e 11 mestros.
  
  
Constituído pelas Praias de Enseada e Molhe, o Balneário de Enseada, distante 18 km do Centro Histórico da Ilha de São Francisco, tem na Praia da Enseada a opção ideal para o veraneio familiar, dada a placidez de suas águas rasas, calmas e límpidas.

A Praia de Enseada é dotada de boa infra-estrutura com seus vários bares, hotéis e restaurantes, sendo que a oferta de pratos típicos com preços acessíveis é possível durante todo o ano, sendo um dos pilares da economia local, cujo os principais produtos são a pesca e o cultivo de mariscos, além da crescente oferta de residências de aluguel.
  
    
A Praia Grande, distante 20 km do Centro Histórico do Município de São Francisco do Sul, tem seu acesso através da SC 301, que dá acesso aos demais balneários, bem como através de estrada vicinal, á partir do bairro Miranda.

Com uma natureza quase que intocada, a Praia Grande, tem seu início logo após os sambaquis localizados na Praia da Saudade.

Suas águas revoltas e preservadas, fazem com que a Praia Grande seja a preferida pelos pescadores, surfistas, naturistas, ou quem apenas procura alguns momentos de solidão e plena integração com a natureza, em seus 26 km de areias claras e fofas.
     
A Praia da Saudade, ou Prainha como é mais conhecida pelos habitantes locais, é uma das praias mais bonitas e conhecidas da Ilha de São Francisco.

O acesso á Praia da Saudade é possível através da SC 301 , que dá acesso aos Balneários, sendo que a mesma encontra-se distante 16 km do Centro Histórico de São Francisco do Sul, situando-se entre o Balneário de Enseada e Praia Grande.

A sua principal e mais conhecida característica são suas águas eternamente revoltas que propiciam o deleite das mais variadas tribos de surfistas que diariamente rasgam suas ondas, sendo ocasionalmente palco de diversos campeonatos de surf de grande projeção.
 
Existem outras praias que devem ser conhecidas. dentre elas a Praia de Paula, onde se pode comprar peixes frescos a preços bem acessíveis..

Veja também:

Fernando de Noronha: O paraíso brasileiro retratado em belas e inéditas fotos 
Natal: A mais bela capital do nordeste do Brasil
Florianópolis: A cidade onde nasci. A bela e inesquecível Floripa
Rio de Janeiro: A cidade cartão postal e a mais conhecida do Brasil
Pantanal: As belezas selvagens em todo o seu esplendor
Chapadas brasileiras: Rios, cachoeiras, grutas e cavernas das Chapadas
Bonito: Os mais claros rios do país com seus belos peixes
Nordeste: Beleza e praia o ano inteiro no litoral do nordeste

Litoral Sul do Brasil

A beleza do litoral sul do Brasil, de Torres a Florianópolis
Urubici: A geada, neve e as belezas naturais da serra catarinense
Gramado e Canela: A serra gaúcha, a cultura alemã, a região das hortênsias
Vila Velha: As mais belas formações rochosas. A arte da natureza
São Mateus do Sul: A cidade onde moro. A capital do xisto e da erva-mate
Foz do Iguaçu: A famosa e  bela Cataratas do Iguaçu, Itaipu, muito mais

         
Home
        

Álbum

Paisagens
Pessoas 
Flores
Animais
Moradas
       

Viagens

Brasil

Fernando Noronha
Natal
Florianópolis
Foz do Iguaçu
Pantanal
Chapadas
Bonito
Nordeste
Litoral Sul
Bahia
Rio de Janeiro
Gramado
Urubici
Vila Velha
São Mateus Sul 
Outros

Peru

Machu Picchu
Cuzco
Nazca
Puno
Pisco
Lima

Bolívia

Tiahuanaco
Ilha do Sol
La Paz

Oriente Médio

Istambul
Jerusalém
Radical
         

TC