AbbrA

 
     

A Arte de Viver

 

Valmor  Vieira

    

Principal

       

Magia

Talismã sagrado
Tarô
Kama Sutra
Cromoterapia
Numerologia
I Ching
Sonhos Lúcidos
Orações e preces
Cristais e pedras
Objetos mágicos
Auto-afirmações
Outros temas
Enigmas
Religiões
         

Capacitação

Vivências
Jogos e testes
Cursos
Conferências
Palestras
Resumos de livros
Dicas especiais
         

Filosofia

Fábulas
Mensagens 
Citações
Poesias 
        

Humor

Cartum
Causos
Piadas
      

Conheça-me

O que dizem..
A sua opinião
Contato
       

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sic volo, sic jubeo, sic pro ratione voluntas

Rio de Janeiro

           

     

Uma breve história

     
Tribos Tupi habitavam estas terras havia séculos. Em primeiro de janeiro de 1502, os portugueses chegaram na região, avistaram a Baía de Guanabara. Em seguida a área foi ocupada pelos francess, até que, em 1567, Estácio de Sá expulso-os. Em 1763, tornou-se capital do Brasil, governando o Império e a República, até a construção de Brasília em 1960.
 

 

Hoje, do total de turistas estrangeiros que visitam o Brasil, 40%  dirigem-se ao Rio. Os pontos mais visitados são o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Floresta da Tijuca - a maior em área urbana do mundo - e as praias, entre elas as de Copacabana e Ipanema. 

Veja em detalhes:

     
 A cidade e os bairros

Os pontos turísticos

As belas praias
     
     
     

A cidade e seus bairros

     
     
1 - No Centro concentram-se os escritórios e os negócios. É lá que está a maioria dos museus e prédios históricos do Império e da República. Vale a pena uma caminhada da Cinelândia à Candelária, passando pelo Largo da Carioca.
     

     

2 - Um pouco mais ao leste, a Lapa, famoso reduto da boemia carioca, identificada por seus Arcos. A bela arquitetura do início do século XX vem sendo revitalizada pela vida cultural e noturna, com vários antiquários e bares de samba e chorinho.

3 - O bondinho sobe a ladeira para Santa Teresa, um simpático bairro na montanha, com sobrados, ateliês e ruas de paralelepípedos, onde convivem muitos artistas e cariocas alternativos.

     

     
4 - Catete e Flamengo formam uma zona histórica ao redor do Palácio onde Getúlio Vargas governou, com casarões e prédios imponentes dos anos 20. São contornadas pela grande área de lazer do aterro do Flamengo.
     

     
5 - Botafogo: Bairro residencial com muitas escolas, clínicas e consultórios médicos, além da opção para comes e bebes.
     

     
6 - Urca: Pequena e agradável , lá estão encravados o Pão de Açucar e as montanhas que o cercam.
     

     

7 - Copacabana: O mais famoso e populoso bairro carioca. Em suas ruas, movimentadas por habitantes pitorescos, circulam turistas do mundo inteiro. Núcleo turístico da cidade possui grande quantidade de hotéis, e agências de viagem.

8 - Leblon/Ipanema: Bairros mais ricos, requintados, com lojas de marcas famosas, bares da moda e restaurantes de alta gastronomia. Passeie pela Rua Vinícius de Moraes e tome um chope no bar onde ele e Tom Jobim compuseram a música Garota de Ipanema.

9 - Gávea/ Jardim Botânico: Bairros de classe média alta e clima ameno, com belas casas e muito verde, tendo como marcos o Jardim Botânico.

10 - Barra da Tijuca: A Barra é como uma nova cidade. Cresceu muito nos últimos quinze anos e tem estilo próprio, mais próximo ao americano, com muitos condomínios e shopping centers.Transporte motorizado aqui é essencial.

11 - Tijuca: Do outro lado da grande Floresta da Tijuca, o tradicional bairro de mesmo nome, onde em 1950 foi erguido o Maracanã.

   

Voltar ao topo

     

Os pontos turísticos

 
     
Cristo Redentor: Localiazado no meio da Floresta da Tijuca, num cume de 710 metros, o Cristo Redentor abençoa a cidade maravilhosa com seus braços abertos. A estátua, com 38m de altura, foi construída em 1931. Imperdível é o passeio de trem que liga o Cosme Velho ao Corcovado. São 20 minutos por dentro da floresta, percorrendo a trilha que os nobres do Império faziam a cavalo. Escadas rolantes e elevadores agora facilitam o acesso para os desejam maior conveniência.
     

     
Pão de Açucar: Espetacular formação rochosa, na entrada da Baía de Guanabara, de onde se tem uma vista deslumbrante da cidade, especialmente do pôr-do-sol. Com 395m de altura, o acesso ao morro é feito por um teleférico, com capacidade para 75 pessoas, que parte da estação da Praia Vermelha. O passeio custa em torno de US$ 10,00 por pessoa.
     

     
Realmente a visão do Pão de Açucar  é maravilhosa. É difícil expressar tamanha beleza.
        

Floresta da Tijuca: Maior floresta urbana do mundo, com trilhas, cachoeiras e muito verde. A floresta é um mito de história e natureza. O Pico da Tijuca (1.021m) e o Pico do Papagaio (989m) são de fácil acesso e tem trilhas demarcadas, com acesso pelo Bom Retiro.

Pedra da Gávea: Montanha de granito com 865 metros de altitude que divide a Barra de São Conrado. Em 3 horas de trilha pode-se chegar ao topo. Pedra Bonita - Decole de asa delta e pouse na Praia de São Conrado.

Zoológico: 2.200 bichos fazem a alegria da garotada, na quinta que era a residência da família imperial. No antigo palácio funciona o Museu Nacional, com coleções de arqueologia e paleontologia.

Jardim Botânico: Em 1808, quando a corte portuguesa chegou ao Brasil, D. João VI criou um horto para climatizar plantas do mundo inteiro. Hoje possui mais de 8.000 espécies, incluindo palmeiras imperiais, plantas amazônicas e árvores frutíferas. São dezenas de alamedas que cruzam riachos e lagos, compondo uma agradável área de lazer ao pé da montanha.

     
   

Voltar ao topo

     

As belas praias

     
     
Flamengo e Botafogo: Com águas calmas, abrigam a Marina da Glória. Aproveite o belo visual da baía com o Pão de Açucar e Niteroi ao fundo. Não são recomendáveis para banho.
     

     

Copacabana: Sua larga faixa de areia e calçada tem fama internacional e misturam tradicionais moradores do Rio com turistas do mundo inteiro. Os bares e restaurantes à beira-mar fazem de Copacabana um destino certo para o tradicional chopinho de final de tarde.

Ipanema: É uma das melhores da zona sul. Gente bonita desfila biquínis e cangas ao longo do calçadão. Encontra-se lá pessoas ecléticas na idade e nas idéias, jovens de todas as tribos. A simpatia dos vendedores garante público fiel em frente as suas barracas montadas na areia. O Arpoador é o melhor lugar para o surfe e tem-se uma bela visão da praia e do pôr-do-sol.

Leblon: Situada na mesma faixa de areia de Ipanema , mas é uma praia tranqüila e mais familiar. Pela manhã as mães levam seus filhos para passear em seus carrinhos.

Barra: Com extensão de 12km, a Praia da Barra tem muito vento e ondas fortes. O ponto mais concorrido de corpos malhados é na área da Barraca do Pepê, onde se pratica o windsurfe e o kitesurfe. O meio da prais é frequentado tanto por famílias quanto por surfistas.

     
   

Voltar ao topo

Fotos por Valmor Vieira e Informações obtidas e adaptdas do Guia Prático do Rio - 2003 ano 2 oitava edição

 

Veja também:

Fernando de Noronha:

O paraíso brasileiro retratado em belas e inéditas fotos 

Natal:

A mais bela capital do nordeste do Brasil

Bahia:

O povo mais alegre, criativo e hospitaleiro  

Florianópolis:

A cidade onde nasci. A bela e inesquecível Floripa

Rio de Janeiro:

A cidade cartão postal e a mais conhecida do Brasil

Pantanal:

As belezas selvagens em todo o seu esplendor

Chapadas brasileiras:

Rios, cachoeiras, grutas e cavernas das Chapadas

Bonito:

Os mais claros rios do país com seus belos peixes

Nordeste:

Beleza e praia o ano inteiro no litoral do nordeste

Litoral Sul do Brasil:

A beleza do litoral sul do Brasil, de Torres a Florianópolis

Urubici:

A geada, neve e as belezas naturais da serra catarinense

Gramado e Canela:

A serra gaúcha, a cultura alemã, a região das hortênsias

Vila Velha:

As mais belas formações rochosas. A arte da natureza

São Mateus do Sul:

A cidade onde moro. A capital do xisto e da erva-mate

         
Home
        

Álbum

Paisagens
Pessoas 
Flores
Animais
Moradas
       

Viagens

Brasil

Fernando Noronha
Natal
Florianópolis
Pantanal
Chapadas
Bonito
Nordeste
Litoral Sul
Bahia
Rio de Janeiro
Gramado
Urubici
Vila Velha
São Mateus Sul 
Outros

Peru

Machu Picchu
Cuzco
Nazca
Puno
Pisco
Lima

Bolívia

Tiahuanaco
Ilha do Sol
La Paz

Oriente Médio

Istambul
Jerusalém
Radical
         

TC