AbbrA

A Arte de Viver                                  Valmor  Vieira

    

Principal

       

Magia

Talismã sagrado
Tarô
Kama Sutra
Cromoterapia
Numerologia
I Ching
Sonhos Lúcidos
Orações e preces
Cristais e pedras
Objetos mágicos
Auto-afirmações
Outros temas
Enigmas
Religiões
         

Capacitação

Vivências
Jogos
Cursos
Conferências
Palestras
Livros
         

Filosofia

Fábulas
Mensagens 
Citações
Poesias 
        

Humor

Cartum
Causos
Piadas
      

Conheça-me

O que dizem..
A sua opinião
Contato
        

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sic volo, sic jubeo, sic pro ratione voluntas

 

Fernando de Noronha 

 

6. As praias e baías

As praias e baias mais belas da ilha são:

Baía de Santo AntônioAncoradouro natural é utilizado como ponto de carga e descarga de embarcações, existindo um molhe em pedra, para atracação. Nas proximidades, estão as ruínas do Forte de Santo Antônio. A baía oferece uma bela vista das ilhas secundarias, que compõe o arquipélago.

 

  

Praia da Conceição ou Italcable - Abrigou uma fortaleza, hoje em ruínas (Forte da Conceição). Em 1925 aí se instalaram os italianos da Italcable, vindo daí a sua denominação. Um pedra - o "pião" - pelo seu equilíbrio comprova a não existência de tremores de terra na ilha.

Baía dos Porcos - Vide foto superior desta página. Pequena, limitada por um penhasco, situada entre a Cacimba do Padre e a Baía do Sancho, tem um acesso muito difícil, mas a escalada é recomendada pela sua beleza plástica. É, juntamente com a Praia do Leão (foto abaixo), um dos mais belos visuais que já vi na minha vida. Tomar um banho de mar e mergulhar neste local é inesquecível.

Baía do Sancho - Isolada, de grande extensão, é uma das melhores praias para banho. Seu acesso é feito por mar, por meio de degraus encravados numa fenda de sua falésia ou pela difícil trilha a partir da Baía dos Porcos. Do alto do penhasco a vista é muito linda.  

 

Praia do Leão - Lindíssimo é muito pouco para descrever o visual. Reduto ecológico de proteção das tartarugas marinhas, tem esse nome pela semelhança de um enorme rochedo com um leão marinho deitado. Ao seu lado uma outra pedra, a "viuvinha" é um santuário de aves. Na maré cheia formam-se os esguichos; na maré vazante, piscinas naturais entre as pedras.

 

Baía Sueste -  Local de mar calmo e suave, funciona como porto opcional, quando as ressacas impedem o desembarque em Santo Antônio. Nas suas imediações uma raridade ecológica: o mangue único em uma ilha oceânica. 

 

Praia da Atalaia - Lembra a origem vulcânica da ilha, por suas pedras polidas e negras. Um arrecife permite a formação de piscinas na maré seca e de "esguichos", quando a maré está alta. Na frente, o Morro do Frade, rochedo que seria o "Atalaia" ou "Sentinela".

Veja também em detalhes, recheada de fotos:

         
Home
        

Álbum

Paisagens
Pessoas 
Flores
Animais
Moradas
       

Viagens

Brasil

Fernando Noronha
Natal
Florianópolis
Pantanal
Chapadas
Bonito
Nordeste
Litoral Sul
Rio de Janeiro
São Mateus Sul 
Outros

Peru

Machu Picchu
Cuzco
Nazca
Puno
Pisco
Lima

Bolívia

Tiahuanaco
Ilha do Sol
La Paz

Oriente Médio

Istambul
Jerusalém
Radical
         

TC