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A Arte de Viver

Valmor  Vieira

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Os momentos mágicos na geração de lucros

 

Na geração de lucros não há mágicos e mágicas nem milagres e milagrosos, mas há momentos importantíssimos, que, por isso, chamaremos de “momentos mágicos na geração de lucros”. 

São quatro momentos que determinam e decidem um número muito grande de fatores, como: 

1.  Se aquela pessoa é realmente profissional na geração de lucros ou se é só um desavisado e curioso desempregado tentando sobreviver.

2.  Se naquele dia se alcançará o sucesso, ou se será mais um dia cheio de frustrações e amarguras.

3.  Se os clientes serão bem atendidos e respeitados, ou se continuarão sendo usados para ajudar a alcançar alguma meta idiota ou sem sentido para ele, cliente.

4.  Se, e principalmente, aquela pessoa se realizará como ser humano e como profissional, ou se continuará amargando a sina de viver uma verdadeira odisséia todos os dias. 

Que momentos mágicos são estes, tão importantes?

Primeiro momento mágico 

O primeiro deles acontece quando você acorda pela manhã. Você acha que só o fato de ter acordado já é suficiente para determinar seu sucesso neste dia de trabalho? Se acredita nisso, está total e completamente enganado. Saiba que quando você acorda a única coisa que pode afirmar, sem nenhuma possibilidade de erro, é que você continua vivo. O resto? Bem, o resto tem de ser feito.

Antes mesmo de se levantar, ou embaixo do chuveiro, você precisa colocar energia dentro do seu cérebro. Você precisa preparar seu cérebro para o sucesso, pois ele não está pronto nem apto para fazer sucesso. Quem tem de fazer isso é você.

Você precisa fazer um exercício de autopersuasão e, dessa forma, habilitar-se para alcançar o sucesso, mesmo porque, se você não for capaz de persuadir a si mesmo de alguma coisa, como pretende persuadir seus clientes?

Você tem de acreditar em quatro afirmativas e dizer para si mesmo, com toda a fé que puder, o seguinte: 

1. Tenho o melhor produto do mundo.

2. Tenho a melhor oferta do mundo.

3. Trabalho para a melhor empresa do mundo.

4. Sou o melhor vendedor do mundo. 

Se uma, apenas uma, destas quatro afirmações não for verdade em sua cabeça, faça um enorme favor para a humanidade: fique deitado. Não perturbe ninguém, porque, além de não conseguir gerar lucros (vender), você irá chatear quem aparecer na sua frente.

Diga essas frases para você mesmo tantas vezes quantas forem necessária até que elas se tornem verdades absolutas, porque se essas quatro orações forem para você verdades inabaláveis você começou a se preparar para ser um campeão. Sabe por quê? Porque quando você estiver na frente do cliente, ou ele na sua frente, ele olhará para você e gostará ou não do que estiver vendo. Se você não se auto-energizou, ele, cliente, verá que não está diante de uma pessoa segura e competente, mas sim de alguém despreparado que vai pressioná-lo para que ele faça algo que não quer fazer. Resultado:

você já fracassou sem sequer abrir a boca.

Esse primeiro momento mágico chama-se autopersuasão. 

Segundo momento mágico 

O segundo momento acontece quando você, ainda pela manhã, e antes de sair para trabalhar, confecciona o seu roteiro de trabalho para aquele dia.

Em outras palavras, você planeja a sua vida pessoal e a profissional, sem desperdício de tempo.

Esse roteiro tem os nomes das empresas a ser visitadas, os nomes, endereços e telefones das pessoas que serão entrevistadas. Com ele você se administra, evitando assim gastar inutilmente o seu “rico dinheirinho” para trabalhar.

Se você não for capaz nem de cuidar de si mesmo, como é que vai cuidar dos seus negócios, dos interesses dos seus clientes e da sua empresa?

Esse segundo momento mágico chama-se auto-administração.

Terceiro momento mágico 

O terceiro momento acontece depois de cada entrevista. Digamos que você acabou de entrevistar um cliente, despediu-se dele e saiu para visitar o próximo.

Mas, antes disso, você tem de dar uma parada e analisar o que aconteceu na entrevista da qual está saindo. Verifique o que você fez bem, o que fez mal, o que se esqueceu de dizer, por que o negócio aconteceu, por que não aconteceu, onde acertou, onde errou etc. Enfim, faça uma auto-análise e identifique seus pontos fortes e fracos para que, na próxima entrevista, você esteja mais bem preparado para o sucesso.

Em outras palavras, transforme a entrevista em um treinamento. Se você não fizer isso por você, quem fará? Dê-se o direito de evoluir. Dedique alguns minutos, poucos talvez, mas importantíssimos minutos para si mesmo.

Esse terceiro momento mágico chama-se autotreinamento. 

Quarto momento mágico 

Esse roteiro que você fez antes de sair para trabalhar contém outras informações nas colunas à frente dos nomes e endereços dos clientes.

Nessas colunas você registrará, durante o dia, o que aconteceu em cada visita. São elas: 

V = visita (chegar a algum lugar).

E = entrevista (fazer a oferta).

  R$ = venda (o negócio aconteceu).

P = pendente (ficou para outra data).

N = negativo (não houve nem haverá negócio).  

Durante o dia você irá colocando um “x” em cada coluna e no final do dia você praticará o quarto momento mágico, somando quantos “x” há em cada coluna. Você acumulará esses dados durante duas ou três semanas e, ao final das mesmas, saberá exatamente onde está falhando profissional­mente e poderá se corrigir Ou você acredita que alguém fará isso por você e para você? Se acha isso, meu amigo, mais uma vez, faça aquele grande favor à humanidade: permaneça deitado. Se você não for capaz de descobrir as suas falhas, como é que poderá evoluir? Se você não sabe onde e como erra, quem saberá?

Esse quarto momento mágico chama-se autocontrole. 

Chamo estes momentos de “momentos mágicos na geração de lucros”, pois eles fazem com que você se transforme e deixe de ser “mais um” para passar a ser “um”. É dessa forma que você deixará de ser apenas um simples, mero e mau vendedor e passará, como tempo, a ser um “gerador de lucros”.

Faça essa mágica consigo mesmo, já que na geração de lucros elas realmente não existem, mas esses momentos realizam a melhor de todas as mágicas possíveis, pois colocam dinheiro no seu bolso.

Do livro Como gerar lucros para seus clientes e vencer em vendas de Eduardo Botelho da Editora Gente

 
 
     

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