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A Arte de Viver

Valmor  Vieira

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Dicas especiais

     

O sucesso na geração de lucros

 

Não seja mais um vendedor. Seja um gerador de lucros.

As leis para atingir o sucesso na geração de lucros são as seguintes:

1.      Fazer da geração de lucros mais do que uma simples profissão. É preciso sentir prazer em ser um gerador de lucros. É necessário mais do que apenas gostar, é preciso se apaixonar Na geração de lucros  é imprescindível se apaixonar pelo que se faz e fazer o que nos apaixona.

2.      Entender que, por mais que você cresça, evolua e se desenvolva profissionalmente, sempre terá o que aprender. Saber que você, todos os dias, e em todas as entrevistas, participará de mais uma sessão de aprendizado.

3.      Entender que errar pode até ser humano, não discuto isso, mas, a meu ver, é muito mais humano corrigir permanentemente esses erros. E preciso ser capaz de transformar erros em correções, evitando assim que eles se tornem vícios.

4.      Praticar o autotreinamento. Não esperar nunca que alguma coisa aconteça e mude tudo para melhor, como num passe de mágica. Na nossa profissão não há mágicas nem milagres, há apenas muito, mas muito trabalho, e o autotreinamento é a única forma de evoluir.

5.      Saber que todos os dias, pela manhã, estamos desempregados. Não adianta absolutamente nada o seu sucesso de ontem. Foi bem ontem? Parabéns! Mas tem de ir bem hoje outra vez. E amanhã... Não foi bem ontem? Esqueça, mas... tem de ir bem hoje. E amanhã...

6.      Compreender que a segurança do gerador de lucros quem faz é apenas ele mesmo. Ninguém irá sustentar ou pagar você por nada. Ou você produz e gera sua segurança, ou... Saiba que nem o dono da sua empresa pode esperar que outros garantam a segurança dele; imagine então qual é a situação dos empregados dele.

7.      Estar ciente de que você trabalha antes para si mesmo e não para a empresa, portanto estude e melhore a si mesmo, porque ninguém irá chorar as suas dores nem justificar os seus fracas­sos. Gerador de lucros é número, o resto é só história, exata­mente igual ao artilheiro do time: se não marcar gol, tchau. Lembre-se sempre de que você é o seu próprio patrão, seu gerente, seu supervisor e seu próprio empregado.

8.      Tratar o sucesso como um acaso passageiro, um mero companheiro circunstancial e momentâneo. Não coloque “salto alto” só porque você ganhou a campanha ou o prêmio. A humildade nunca fez mal a ninguém, e a pose e a soberba são o cartão de visita do medíocre. Tudo isso se aplica igualmente para o in­sucesso, pois este também, e graças a Deus, passa tão rapidamente quanto o sucesso.

9.      Trabalhar muito. Esqueça o relógio e o calendário. Lembre-se de que do céu só caem chuva e avião. Esse negócio de ficar escolhendo cliente, dia e hora para trabalhar é atitude de in­competente, ou melhor, de quem não quer realmente produzir. 

10. Saber que, sem disciplina, não se chega a lugar algum. Tenha um roteiro a cumprir todas as manhãs e um relatório das suas atividades no final do expediente. Não caia nesse papo-furado de que vendedor é desorganizado mesmo; com toda a certeza, você não conhece nenhum profissional de sucesso, em nenhuma profissão, sem disciplina. Tente lembrar-se de um só; você não conseguirá, porque isso simplesmente não existe.

11. Ser totalmente ético e honesto. Não minta nunca, por maior que seja a tentação, porque, no dia em que você olhar para o espelho e não tiver respeito pelo que estiver vendo, jamais conseguirá ser um sucesso. A energia necessária para crescer pessoal e profissionalmente está na força que a ética coloca dentro de você.

12. Lembrar-se de que o cliente espera que você o ajude a resolver alguns dos seus problemas, ou seja, ele não espera que você se aproveite da existência desses problemas, mas sim que você contribua para a solução dos mesmos.

13. Entender que não é o dinheiro que vale a pena nesta vida e nesta profissão, mas sim o que ele compra, portanto não trabalhe por dinheiro, trabalhe pelo prazer de fazer o melhor que você pode, todos os dias, por você mesmo e pelos seus.

14. Assumir definitivamente que você é gerador de lucros e o será pelo resto de sua vida, conscientizando-se de que não é por acaso que você está nesta profissão; em outras palavras, é preciso ter absoluta consciência de que viver para gerar lucros é muito melhor do que viver de gerar lucros.

15. Saber que gerar lucros é muito mais do que uma profissão, porque é um modo de ser, é um estilo de vida, e assim como o médico não pode afirmar, ao sair do seu consultório: “Agora não sou mais médico”, o gerador de lucros também não pode dizer, ao largar a pasta: “Agora não sou mais gerador de lucros”. Ou você é o tempo todo, ou não é.

Do livro Como gerar lucros para seus clientes e vencer em vendas de Eduardo Botelho da Editora Gente

 
 
     

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